O que é o DIGA?

DIGA é a adaptação brasileira do programa WITS, desenvolvido há mais de 20 anos no Canadá, e que hoje é adotado em mais de 1200 escolas no Canadá e nos Estados Unidos. O programa tem como principais objetivos:

● desenvolver uma linguagem comum na escola e na comunidade sobre como lidar com conflitos
● capacitar profissionais para utilizar estratégias de aprendizagem socioemocional e melhoria da convivência
● promover melhores relações entre estudantes, profissionais e famílias

O nome é uma forma de lembrar de quatro estratégias simples para a resolução de conflitos na escola (Dialogue, Ignore, Ganhe distância e Ache ajuda), que são base para este programa de promoção de responsabilidade social, liderança pró-social e desenvolvimento de forças de caráter.

Para que se possa avaliar o impacto da versão brasileira do programa, 60 escolas localizadas nos municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Curitiba, Mandirituba e Piraquara foram selecionadas. Em 2019, o programa está sendo implementado em 30 delas, enquanto nas demais o mesmo será feito em 2020. Durante estes dois anos, uma avaliação está sendo realizada para verificar a diferença que o DIGA está fazendo.

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Benefícios

Visitas de acompanhamento Membros da nossa equipe auxiliam no processo de implementação do Programa DIGA em sua escola.
Materiais do programa As escolas participantes recebem gratuitamente todos os materiais para implementar o programa, incluindo propostas de planos de ensino de como incorporar o Programa DIGA em seu currículo.
Cursos com certificação Todos os profissionais da escola que participam do programa realizam uma formação com certificação de 30 horas pela Universidade Federal do Paraná.
Dados sobre a convivência na escola As escolas participantes recebem infográficos e dados da escola sobre convivência, bullying e clima escolar, entre outros componentes do programa.

Abordagem

O Programa DIGA reúne escolas, famílias e comunidades para criar ambientes responsivos que ajudam crianças de 5 a 12 anos a lidar com o conflito proativamente e a acabar com o bullying e a vitimização entre pares. A visão do DIGA é de que todas as crianças devem viver, aprender e brincar em comunidades seguras e receptivas, pensando a escola como ponto de partida para lidar com os conflitos.

Como Participar

Família Embora o programa DIGA seja introduzido na escola, os pais também têm um papel importante a desempenhar em casa. Falar sobre o DIGA em casa ensina as crianças a aplicar essas estratégias para além das paredes da escola.
Escola O programa DIGA foi projetado por educadores e para educadores, com a compreensão de que programas efetivos sobre vitimização entre pares não devem apenas aumentar a quantidade de atividades em sala de aula, mas melhorar ambientes de aprendizagem.
Comunidade Pesquisas mostram que programas de prevenção ao bullying funcionam melhor quando todos são envolvidos: escolas, famílias e pessoas na comunidade! Pessoas de referência (líderes comunitários) podem ser um primeiro contato positivo com as crianças e reforçar que existe uma rede de suporte maior a quem elas podem pedir ajuda.

Quem faz parte

Somos uma equipe diversa, formada por professores, estudantes, pesquisadores, educadores, que trabalham e se interessam por questões relacionadas à convivência e às relações em ambientes educacionais.

Através do programa DIGA, buscamos mais uma forma de atuar na promoção de ambientes mais saudáveis, seguros e harmoniosos nas escolas brasileiras, alinhada ao que acreditamos.

Equipe

Josafá Moreira da Cunha Diretor do projeto
Bonnie Leadbeater Diretora do projeto
Kendra Thomas Consultora de pesquisa
Jonathan Santo Consultor de pesquisa
Romilda Aparecida da Silva Assistente administrativa
Hellen Tsuruda Amaral Consultora de pesquisa
Bianca Nicz Ricci Consultora de pesquisa
Vitor Atsushi Nozaki Yano Consultor de pesquisa
Sarah Aline Roza Assistente de pesquisa (doutorado)
Daiane da Silva Vasconselos Assistente de pesquisa (mestrado)
Giovanna Cordeiro Saltori Assistente de pesquisa (graduação)
Luan dos Santos Farah Assistente de pesquisa (graduação)
Cintia Graziela Mosson de Carvalho Assisente de pesquisa (mestrado)
Linie Machado Assisente de pesquisa (mestrado)
Aline Di Giuseppe Auxiliar de pesquisa (mestrado)
Eliana Mattos Auxiliar de pesquisa (mestrado)
Veridiane Cristina Benato Auxiliar de pesquisa (mestrado)
Janayna do Nascimento da Trindade Assistente de pesquisa (graduação)
Matheus Batista do Nascimento Assistente de pesquisa (graduação)
Abenin Hala Ferreira da Silva Auxiliar de pesquisa (graduação)
Cezar Henrique Holot Auxiliar de pesquisa (graduação)
João Pedro Magalhães de Oliveira Auxiliar de pesquisa (graduação)
Mari Ana Miriam Ferreira Auxiliar de pesquisa (graduação)
Michael Alisson Cruz de Freitas Auxiliar de pesquisa (graduação)
Wilson Aristides de Oliveira Rocha Auxiliar de pesquisa (graduação)