Suporte
Sobre o programa
Quanto o programa custa?
Não há nenhum custo para usar o Programa DIGA. Não há taxas a pagar e quase todos os recursos do Programa DIGA estão disponíveis gratuitamente neste site. Você pode assistir gratuitamente aos vídeos, imprimir cartazes e panfletos, baixar o guia de recursos completo, bem como acessar as propostas de planos de aula individuais e realizar treinamento online completo. Apenas os livros DIGA e os presentes lembretes não estão disponíveis em nosso site. As nossas listas de livros foram feitas a partir dos catálogos do PNBE 2014 e PNAIC, assim, a maioria das escolas já possui muitos dos títulos em suas bibliotecas escolares. Também fornecemos sugestões sobre como obter recursos adicionais de maneira econômica nesses recursos.
Como faço para ter o DIGA me minha escola?
Escolas interessadas no programa DIGA, devem acessar o link implementando o Programa DIGA: Um Guia Passo-a-Passo para Escolas. Esse documento apresenta os 10 passos para construir e sustentar a implementação do programa.
Qual a diferença entre o DIGA e o DIGA LÍDER?
O DIGA ensina as crianças a fazerem escolhas seguras e positivas quando se deparam com a vitimização dos colegas, ensinando a: “Dialogar, Ignorar, Ganhar distância e procurar Ajuda”. O programa é implementado no ambiente escolar e foi projetado para integrar-se aos objetivos de aprendizado já existentes. Ao ler livros para os alunos, os professores têm a oportunidade de criar perguntas e atividades que relacionem as mensagens do DIGA à história. Líderes comunitários, como as equipes de serviços de emergência, atletas de universidades e escolas secundárias, também se envolvem por meio de visitas escolares, o que faz do DIGA um programa diretamente baseado na comunidade em que se insere. O DIGA LÍDER ensina os alunos a resolverem conflitos entre pares pacificamente, considerando as perspectivas dos outros e usando habilidades de resolução de problemas. O acrônimo LÍDER significa “Lembre de escutar e observar, Identifique os pontos de vista, E então, funcionou? Descubra como agir e Recorra à ajuda.” Esse programa promove liderança e responsabilidade social entre crianças do 5º ao 9º ano, além de os encorajar a resolver conflitos entre os pares utilizando cinco passos. Eles também são ensinados a serem líderes DIGA - pessoas com que os alunos mais jovens podem pedir ajuda quando enfrentam situações de conflito. Como o Programa Primário DIGA, o Programa DIGA LÍDER também possui um currículo baseado em literatura infantojuvenil que se integra facilmente aos objetivos de aprendizado existentes.
Como saber se o programa DIGA faz diferença?
Duas avaliações longitudinais da versão canadense deste programa vem sendo conduzidas. A primeira avaliação da eficácia (2001 a 2006) acompanhou 430 crianças e suas famílias e coletou quatro coletas de dados (Leadbeater et al., 2003; Woods, Coyle, Hoglund e Leadbeater, 2007). A segunda (2006 a 2008) envolveu 1.130 crianças, suas famílias e professores através de três coletas de dados (Leadbeater, Sukhawathanakul, Yeung & Desjardin, em preparação). Esses estudos mostram que, em comparação com as crianças das escolas controle, as crianças em escolas que passaram pela intervenção do programa DIGA adequadamente relatam com maior frequência ocorrências de vitimização física e relacional. Isso é consistente com o objetivo dos programas de incentivar as crianças a denunciar vitimização ou "Buscar ajuda" e sugere que as crianças das escolas DIGA sejam capazes de identificar episódios de vitimização e relatá-los. Os resultados também mostraram que as taxas de vitimização física diminuíram significativamente mais rápido nas escolas do programa em comparação com as escolas de controle. Além disso, o segundo estudo mostrou que os professores das escolas do programa classificaram consistentemente os níveis de responsabilidade social das crianças mais altos do que os professores das escolas de controle. Para avaliar a versão brasileira do programa, pesquisas longitudinais também estão sendo realizadas durante a primeira fase de implementação do programa (2019 e 2020). Os resultados serão publicados neste site. Confira nossa página de pesquisa e avaliação para saber mais sobre pesquisa e avaliação relacionada à vitimização entre pares e os programas DIGA.
O que é a Cerimônia de Compromisso?
A Cerimônia de Compromisso inicia o Programa Primário DIGA, ou seja, utilizada principalmente para aplicação do DIGA entre o primeiro e quinto ano. Este é apresentado todos os anos, no início do período letivo, como um lembrete para professores, alunos e pais para usarem o DIGA. Os líderes comunitários realizam uma apresentação de 30 minutos sobre o tema, que incluem a leitura de uma história especial do DIGA. Além disso, ensinam uma saudação e um aperto de mão secreto e recitam um juramento do DIGA. Os estudantes são então formados como Agentes DIGA. Saiba mais sobre a Cerimônia de Compromisso aqui ou confira a seção DIGA para Crianças para uma cerimônia de compromisso que as crianças, cujas escolas ainda não oferecem os programas DIGA, podem fazer em casa.
Como os livros de literatura infanto-juvenil fazem parte do programa DIGA?
As histórias recomendadas proporcionam uma oportunidade para as crianças observarem e discutirem os desafios que os personagens enfrentam quando lidam com conflitos. Cada história inclui um plano de aula detalhado que sugere perguntas e atividades para ajudar as crianças a explorar as estratégias do DIGA e descobrir maneiras de adotar essas estratégias para resolver conflitos.
Onde o programa DIGA já é usado?
Os programas DIGA foram criados em Victoria, no Canadá, mas já foram utilizados em mais de 1.200 escolas no Canadá e nos Estados Unidos. No Brasil, por enquanto o programa está sendo implementado em 60 escolas selecionadas no estado do Paraná, incluindo os municípios de Almirante Tamandaré, Araucária, Curitiba, Piraquara e Mandirituba.
Onde eu posso aprender mais sobre bullying e vitimização?
O site fornece links para inúmeros recursos valiosos sobre o bullying e a vitimização entre pares. O site também fornece informações sobre pesquisas sobre bullying e vitimização de pares, disponíveis na seção de pesquisa e avaliação.